COLÉGIO ATLÂNTICO: 20 ANOS FOCADO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

 

Acompanhar,diagnosticar e intervir junto aos alunos para aprendizagem acontecer. (Fotos: Amanda Vieira/JP)

Ensino é pautado na consciência social e construção de autonomia intelectual atrelado ao competente corpo docente

Idealizado por um grupo de professores, o Colégio Atlântico comemora 20 anos em sua missão pedagógica, dedicada a projetos e ensino por competências. Focado em desenvolver mais oportunidades para seus estudantes, o Atlântico entrou em uma dinâmica própria para desenvolver, à altura do seu trabalho pedagógico, um nível de excelência das suas estruturas física e intelectual.

Na avaliação da mantenedora do colégio, Rosângela Camolese, do alto de quem acompanhou a escola desde sua fundação, a linha educacional deu certo porque ‘vai ao encontro às expectativas e compromisso com as famílias‘ o que se somou a um ‘corpo docente engajado com o desenvolvimento dos alunos‘.

‘É uma proposta de ensino pautada na consciência social, autonomia e responsabilidade, na construção de uma sociedade justa e democrática, e uma política voltada para a construção da autonomia intelectual‘, reflete Rosângela.

Outro fator relevante destacado pela fundadora do Atlântico é a competência docente e o domínio que possuem dos conteúdos. ‘Temos professores que atendem a filosofia do colégio, que observam individualmente os alunos, intervindo quando as dificuldades são apresentadas por eles.‘

Ao fim do ciclo, prestes a entrar na vida adulta, Rosângela destaca as inúmeras aprovações nos vestibulares e Enem. ‘Perseguimos aqui a meta que muitos jovens e seus familiares almejam: proporcionar condições ideais para que nosso aluno escolha a profissão certa para ingressar no mercado de trabalho e ser bem sucedido pessoal e profissionalmente.‘

Acompanhar, diagnosticar e intervir junto aos alunos para que a aprendizagem se realize. São estas etapas seguidas pela equipe pedagógica do Atlântico. O trabalho sério da instituição educacional tem como pilar professores, pedagogas, psicopedagogas, especialistas, mestres e doutores em suas áreas de conhecimento. Todos profissionais bem preparados quanto ao domínio dos conteúdos bem como capacitados para detectar diferentes perfis de alunos e suas particularidades, planejando aulas eficientes e motivadoras, e adotando recursos didáticos que atendam a todos os perfis de estudantes.

Os encontros escolares programados, como a tradicional festa junina ou da família, promovem a filosofia do acolhimento da família. Neste quesito, o projeto Pérola Cultural, realizado no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central), é o ponto alto no relacionamento escola, família e aluno. É quando são apresentados os resultados nas áreas artísticas e culturais, que envolvem aulas de teatro, ginástica acrobática e rítmica, música, coral e expressão corporal. ‘É uma oportunidade belíssima para os pais verificarem o nosso trabalho realizado no desenvolvimento de seus filhos‘, diz Rosângela.

Bolsas e matrículas

O Atlântico recebe alunos de diversos bairros da cidade. A instituição oferece bolsas de estudos a partir do 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio, bem como os exames classificatórios para os ingressantes ao 6º ano e 1ª série do ensino médio. O colégio possui proposta pedagógica de educação inclusiva, na qual o aluno recebe currículo adaptado conforme as suas necessidades especiais.

Fonte: Jornal de Piracicaba - http://www.jornaldepiracicaba.com.br/colegio-atlantico-20-anos-focado-no-desenvolvimento-de-habilidades